Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Na Cozinha da Raiozinho

Na Cozinha da Raiozinho

Bacalhau com espinafres

Esta receita que fiz para um jantar esta semana vem sem foto. Oh... pois, uma pessoa habitua-se a fotografar sempre a comida, a ilustrar os post's com as respectivas fotos, que quando não as há, fico sempre com vontade de não publicar nada e numa próxima, quando tiver foto, publico.


E porque não há foto desta vez? Por duas razões, uma bem mais forte que a primeira. A bateria da máquina estava a dar as últimas e podia não aguentar o suficiente para a foto... e porque a receita não correu lá muito bem e o aspecto ficou aquém das expectativas. Mas o sabor ultrapassou todas as expectativas.


 


Ingredientes:



  • 1 embalagem de 500 gr de bacalhau lascado

  • 4 ovos

  • um molho de espinafres (folhas)

  • 3 dentes de alho

  • azeite

  • duas colheres de sopa de farinha maizena

  • 1 colher de sopa de vaqueiro

  • cerca de 2,5 dl da água de cozer o bacalhau

  • pimenta e noz moscada


Comecei por cozer o bacalhau e os ovos num tacho com água. Quando o bacalhau ficou cozido, retirei-o e escaldei as folhas de espinafre cerca de 4 minutos.

Na wok aqueci um pouco de azeite com os dentes de alho picados. Juntei o bacalhau e deixei saltear. Acrescentei os espinafres escorridos e envolvi tudo para tomar gosto.

Num tachinho levei a vaqueiro a derreter. Juntei a maizena e a água de cozer o bacalhau, mexendo sempre com um batedor de varas, até engrossar. Esta parte do molho correu-me um bocadinho mal, já que estava a pôr a água a olha e pus demais, depois tive de acrescentar um pouco de farinha a ver se engrossava, formou grumos e só me safei passando o molho com a varinha mágica. Não ficou perfeito, mas ficoou cremoso. Temperei com pimenta e noz moscada.

Num tabuleiro de ir ao forno coloquei a mistura do bacalhau com os espinafres. Por cima espalhei os ovos cozidos cortados às rodelas, e por fim verti o molho branco por cima (como fiz a mais, sobrou molho, e também pus demais no tabuleiro, enfim... nem sei como ficou tão bom, mas ficou e é o que interessa).

Levei o tabuleiro ao forno, previamente aquecido a 200º, cerca de 30 minutos até ficar uma crosta douradinha por cima.

Ficou muito bom. De aspecto é que ficou menos cremoso e espesso como eu imagino que seja. Como me enganei no molho, pronto, a coisa assim mais líquida. Mas estava bom, a sério. Muito me surpreendi quando provei.

 

1 comentário

Comentar post