Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Na Cozinha da Raiozinho

Na Cozinha da Raiozinho

Lombo de porco recheado com linguiça e embrulhado em bacon

Começar a comprar a carne no talho do bairro é toda uma diferença. Compro para cozinhar logo, sem passar pelo congelador, carne de qualidade, com ótimo sabor. Noto que a carne não "encolhe" tanto quando cozinhada, pelo que rende bastante, o que é ótimo para quem anda sempre a pensar nas marmitas para o almoço. Além disso o atendimento não podia ser mais personalizado, trago preparados diferentes (rolos recheados, perna de peru recheada, mistura de carne picada, hambúrgueres de excelente qualidade e sabor) e a carne cortada ao gosto do freguês. Ontem, na ida ao talho para o abastecimento da semana, vi lá um nvo rolo de carne recheado: lombo de porco recheado com linguiça e embrulhado em bacon. Só de olhar imaginei a delícia que devia ser. Veio comigo. Um rolo já preparado para temperar e ir ao forno, com mais de 1,600gr, custou 9€. Vale a pena.

Hoje foi chegar do trabalho, temperar o dito, deixá-lo no forno enquanto ia à minha aulinha de cardio fitness. E quando cheguei da aula, foi sentar e deliciar-me com esta iguaria.

IMG_20170502_204447.jpg

 Ingredientes:

  • um lombo de porco recheado com linguiça e embrulhado em bacon (preparado no talho)
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • sal
  • azeite
  • sumo de um limão
  • 200 ml de polpa de tomate
  • alecrim

Preparação:

Numa taça à parte misturar: a cebola e os dentes de alho picados, o azeite, o sal, o sumo de limão e a polpa de tomate. Envolver bem. Colocar o rolo num tabuleiro de ir ao forno e barrar o rolo com o preparado anterior. Polvilhar por cima com um pouco de alecrim. Deixar repousar cerca de 30 minutos antes de ir ao forno.

 

Entretanto tratei do acompanhamento: comprei espargos em promoção no Lidl. Lavei-os, coloquei-os num tabuleiro de ir ao forno, temperei com alho em pó, moinho 5 pimentas, flor de sal e um fio de azeite. Com as mãos envolvi bem os temperos. 

IMG_20170502_204455.jpg

Levar o lombo a assar em forno previamente aquecido a 200º. Ter o cuidado de o ir virando ou regando com o molho que se vai formando para não o deixar secar ou tostar demais. Este rolo demorou cerca de 1h a assar. 

Nos últimos 20 minutos, juntou-se ao forno o tabuleiro de espargos anteriormente temperados. 

Maravilhoso!! 

 

Comentar:

Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.