Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Na Cozinha da Raiozinho

Na Cozinha da Raiozinho

Perna de peru no forno

Há uns tempos vi perna de peru em promoção. Comprei, congelei. E lá estava, guardada, congelada, à espera que me lembrasse dela atempadamente de descongelar, temperar e assar. 

Descongelou a tempo, mas as horas que era suposto estar a marinar reduziram-se para uma hora antes de ir ao forno. O que me faz pensar que é tão frequente haver promoções de perna de peru, de lombos, de cachaço, que sinceramente andar a comprar para congelar começa a não se justificar muito. 

Ora, como não tinha tempo para uma longa marinada, optei por temperos simples e eficazes. Uma hora a tomar gosto, cerca de duas horas a assar, e o resultado foi delicioso. Carne tenra, sabores suaves, um molho delicado que combinou muito bem no arroz de cenoura que fiz para acompanhar. 

IMG_20160925_135936.jpg

IMG_20160925_140644.jpg

 

Ingredientes:

  • 1 perna de peru inteira (entre 1,5 kg e 2 kg.)
  • 1 colher de sopa de massa de pimentão
  • 1 colher de sopa de massa de alho
  • sumo de uma laranja (ou limão)
  • 200 ml de vinho
  • sal q.b

 

Preparação:

Retirar as gorduras maiores à perna, dar uns golpes. Temperar com sal.

À parte misturar a massa de pimentão, a massa de alho e o sumo de laranja. Barrar a perna de peru com este preparado. Deixar repousar por uma hora, deixando a parte da pele virada para baixo.

Regar com o vinho branco, tapar com papel de alumínio e levar a forno pré-aquecido a 200º por 1h30. Findo esse tempo, verificar se a carne já está tenra, retirar o papel de alumínio, virar a perna com a pele para cima e levar mais 30 minutos ao forno, a dourar. 

IMG_20160925_140834.jpg

Acompanhei com arroz de cenoura, aromatizado com salsa, e uma salada verde.

Deixo a sugestão para um destes assados de domingo, que já começam a apetecer.