Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Na Cozinha da Raiozinho

Na Cozinha da Raiozinho

Planear (ou não) refeições: arroz de peixe improvisado

Já tentei, por diversas vezes, definir um menu semanal. Ao segundo dia já me aborreci com aquilo, já não me apetece fazer nada do que ali está. Depois o próprio tormento de fazer o menu: definir refeições com o que tenho em casa, comprar o que falta, ou ir primeiro ao supermercado aproveitar promoções e a partir daí definir refeições?

Já li várias dicas para elaborar menus. Em vários blogs, artigos que aparecem partilhados no facebook sobre economia e poupança. 

Mas comigo não funciona. 

Como me organizo?

Ora, se vejo peixe ou carne no supermercado em promoção aproveito. Peixe principalmente, compro alguma quantidade (normalmente 8 a 10 postas, já que somos dois em casa) e congelo. Na carne aproveito alguma promoção mas é para confecionar logo. Se vejo lombo de porco, aproveito para fazer um assado no domingo, se vejo peitos de frango, aproveito para grelhar, levar ao forno, fazer um arroz de frango, há umas semanas vi o roti de peru em promoção e aproveitei. E não, não vou todos os dias ao supermercado. Faço compras semanais, sempre depois de atenta consulta aos folhetos da semana.

Por norma decido de véspera o que cozinhar no dia seguinte, sendo que cozinho à noite, já que a hora de almoço é curta e dá para ir a casa almoçar o que já tem de estar pronto. Mas o decidir não é exatamente o que cozinhar, na maioria das vezes, mas o ingrediente base. Decido se deixo a descongelar costeletas de porco ou postas de salmão, por exemplo. Como os confeciono, depois decido. Às vezes faço uma pesquisa em busca de ideias, consulto receitas que tenha guardadas com aquele alimento.

Depois há os dias em que não há ideias nenhumas e não deixei nada a descongelar. É aí que entra a minha "fast food". Há um conjunto de alimentos que tenho no congelador ou na despensa que me salva uma refeição. Para além do atum e das salsichas, há os lombos de salmão, miolo de amêijoa ou mexilhão, delícias do mar, filetes de peixe, hambúrgueres para grelhar, alheiras, na loucura uns douradinhos, que um dia não são dias e também me salvam, de vez em quando, conjugados com uma salada ou legumes, também costumo ter cubinhos de fiambre no congelador, que já fizeram as delícias de uma massa, um arroz, uma salada com couscous ou búlgur, uma omelete. Tenho sempre legumes congelados: ervilhas, brócolos, espinafres, couves de bruxelas (esta é recente), mistura chinesa de legumes, favas. No frigorífico não me faltam outros legumes e cogumelos. No armário da despensa há sempre arroz, massas, noodles, couscous, búlgur, atum, milho, ovos. 

Portanto, gerindo compras e o que há por casa armazenado, há refeições que me saem mais planeadas e outras de total improviso.

Este arroz de peixe veio num total improviso. Recorrendo ao que tinha em casa. E saiu uma delícia.

 

P2010018.JPG

 

Ingredientes:

  • 5 a 6 filetes de pescada (pequenos)
  • 8 a 10 camarões (tinha um resto no congelador)
  • 250 gr de miolo de mexilhão
  • 2 chávenas de arroz (uso vaporizado)
  • 1/2 pimento vermelho (costumo ter no congelador)
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1 folha de louro
  • 1 malagueta (costumo ter no congelador, inteiras)
  • 1 lata de tomate (das pequenas)
  • sumo de 1 limão
  • sal q.b.
  • azeite q.b.

 

Preparação:

Levar um tacho com água temperada de sal e a folha de louro ao lume, juntamente com os filetes e os camarões (que ainda estavam congelados). Deixar ferver, retirar do lume. Escorrer o peixe e os camarões, reservando o caldo da sua cozedura. Descascar os camarões e lascar o peixe. Reservar.

Refogar, ligeiramente, num fio de azeite a cebola picada juntamente com os dentes de alho e a malagueta, também picados. Quando a cebola começar a estalar e a dourar, juntar o pimento cortado em cubos, aguardar um pouco e juntar o tomate pelado e cortado em pedaços. Deixar cozinhar alguns minutos, máximo cinco. Juntar o miolo de mexilhão, envolver bem no molho de tomate. Juntar o arroz, regar com o sumo de limão e juntar quatro chávenas do caldo de cozer o peixe com o camarão. Deixar cozinhar em lume médio, mexendo para não pegar no fundo do tacho. Eu fui acrescentando caldo de cozer o peixe, porque gosto deste arroz bem malandrinho, portanto à medida que o arroz ia cozendo e secando, eu juntava caldo. Quando o arroz estiver quase cozido, juntar o peixe lascado juntamente com os camarões descascados. Envolver, retificar temperos, deixar o arroz acabar de cozer.

Faltou-me a salsa para polvilhar no fim. Detalhes à parte, estava uma delícia.

 

P2010021.JPG