Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Na Cozinha da Raiozinho

Na Cozinha da Raiozinho

Salmão com molho de laranja


 

Não é de agora (recente) que sou assim uma espécie de coleccionadora compulsiva de receitas. Antigamente, já lá vão uns bons e longínquos anos, comprava revistas atrás de revistas. Depois passei a seleccionar as receitas que gostava, recortava e iniciei assim um dossier todo organizadinho com resmas de receitas. Deixei-me de comprar revistas e passei a pesquisar sites de culinária na net. Quando me iniciei em actividades blogosféricas descobri todo um novo mundo de blogs de culinária de gente cheia de talento e boas ideias.

Há pouco tempo peguei no meu dossier com anos de colheita de receitas e fiz uma selecção rigorosa. Eliminei o dossier e agora guardo as receitas em pdf numa pasta no pc, mas vou eliminando à medida que vou experimentando e publicando aqui, já que este blog serve também como o meu livro de receitas digital.

Ora, será de imaginar que no meu reader tenho pra lá de blogs de culinária que vou seguindo e dos quais vou retirando ideias. Tento sempre indicar a fonte de uma receita que faça quando recrio uma receita que vi. Uma questão de ética, consideração ou mesmo respeito. Por vezes fico só com a ideia geral, nem guardo receita, e depois quando a publico aqui, quando muito posso fazer menção a ter visto a ideia algures, mas como não guardei a fonte, não a posso indicar.

 

Este salmão com molho de laranja foi uma receita que vi no blog Cinco Quartos de Laranja. Foi daquelas receitas que fiquei literalmente a salivar e guardei-a. Há dias tinha uns lombinhos de salmão e andei a ver as receitas guardadas e decidi experimentar esta. Mas não a segui na íntegra. Apenas uma parte, numa de simplificar o processo.

 

Ingredientes:



  • 2 lombos de salmão



  • azeite



  • sumo de uma ou duas laranjas



  • 2 colheres de chá de tomilho



  • 1 colher de sopa de açúcar amarelo



  • 1 colher de chá de pimentão doce



  • sal



  • pimenta



Temperei o salmão com o sumo de laranja, um fio de azeite e uma colher de chá de tomilho. Deixei marinar perto de 30 minutos. Num prato misturei o pimentão doce, uma colher de chá de tomilho, o açúcar, o sal e pimenta. Escorri os lombos de salmão e passei-os nesta mistura. Coloquei-os num tabuleiro e levei ao forno cerca de 15 a 20 minutos.


Acompanhei apenas com uns bróculos cozidos e assim o sabor do tempero do salmão sobressaiu. Muito bom! Um travo agridoce que combina muito bem com o salmão.