Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Na Cozinha da Raiozinho

Na Cozinha da Raiozinho

Salmão no forno (by Jamie Oliver)

IMG_20161030_135936.jpg

 Sou fã, há já alguns anos, de Jamie Oliver. Tenho um dos seus livros, Poupe com Jamie, e recentemente andei a seleccionar algumas receitas para fazer no futuro. Houve uma que me despertou especial interesse. Um assado de salmão. Como adoro salmão e frequentemente o salmão inteiro, até 3kg, está em promoção no Pingo Doce, esperei por essa promoção para comprar um peixe inteiro. Não esperei muito. Escolhi um salmão com cerca de 1,900kg. Como era muito comprido para o tabuleiro de forno grande que tenho, cortei o peixe ao meio. O resto foi temperar com as sugestões de Jamie e levar ao forno.

A ideia é rentabilizar o forno, e ao assar um peixe inteiro haver sobras para reaproveitar. E assim foi. Do que sobrou do salmão assado, sendo que deu para o almoço de domingo e as marmitas de segunda, fiz uma salada de couscous maravilhosa.

 

Ingredientes:

  • um salmão inteiro
  • azeite
  • sal
  • pimenta (usei moinho 5 pimentas)
  • alecrim
  • 1 limão (adição minha, não está na receita original)

 

Preparação:

Regar o salmão com azeite. Temperar com sal, pimenta e alecrim e esfregar o salmão com as mãos de forma a incorporar bem os temperos. 

Colocar o salmão num tabuleiro de ir ao forno, e regar com azeite. Cortei um limão em quatro e distribui pelo tabuleiro.

Levar a forno quente a 200º cerca de 25 minutos.

Pode acompanhar com batata doce assada, legumes cozidos ou uma salada. É delicioso!