Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Na Cozinha da Raiozinho

Na Cozinha da Raiozinho

Sopa de cebola e cogumelos

O que apetece jantar a um domingo, depois de um daqueles almoços vagarosos, em boa companhia, que terminam a passar das 16h?


Pois que a fome ou apetite não são muitos, e entre não jantar e depois atacar, em jeito de ceia, o armário das bolachas, e preparar uma refeição ligeirinha, a opção foi fazer uma sopa que vi há dias a receita e me ficou na ideia, embora esta minha versão esteja muito alterada em relação à original.


 



 


 


Ingredientes:



  • 2 courgettes médias

  • 2 cebolas médias

  • 2 a 3 folhas de alface

  • 4 dentes de alho

  • 6 cogumelos frescos laminados

  • 1 colher de sopa de salsa picada

  • 1 colher de sopa de vinagre balsâmico

  • sal, azeite e água


Refogar uma das cebolas e os dentes de alho picados em azeite. Juntar as courgettes cortadas em cubos e as folhas de alface ripadas. Cobrir com água, temperar de sal e deixar cozer. Triturar com a varinha mágica, juntar a outra cebola cortada em meias luas fininhas, os cogumelos laminados (cortei-os em quatro e depois laminei) e levar a cozer os cogumelos. Quando levantar fervura, temperar com o vinagre balsâmico, retificar de sal, se necessário, e deixar ferver. Retirar do lume, aromatizar com a salsa picada e servir.


Uma delícia. E para quem não tinha apetite, repetiu a dose!


 


 



 

 

 

Como é normal, eu deixaria o link da receita que me serviu de inspiração, mas a mesma já não se encontra disponível no blog da autora.

Como a guardei, deixo a receita aqui e os devidos créditos:

 


 

Ingredientes

 

4 batatas

4 dentes de alho

2 cebolas grandes

Cogumelos laminados

Sal 

Azeite

 

Preparação 

 

Num tacho pôr um fundo de azeite e refogar os dentes de alho e uma cebola picados. Quando a cebola estiver translúcida, acrescentar  as batatas cortadas em cubos, cobrir com água e temperar com sal.

Quando as batatas estiverem cozidas, triturar bem até fazer um creme. Acrescentar um pouco de água e quando ferver novamente juntar a outra cebola, cortada em meias lua, e os cogumelos laminados.

Deixar cozer e, dois minutos antes de desligar, deitar um fio de azeite.

 

 

Retirada do blog: Comida de Conforto