Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Na Cozinha da Raiozinho

Na Cozinha da Raiozinho

Almôndegas de peixe com batata doce e alho francês

IMG_20170513_204845.jpg

 

Lembro-me que fiz esta receita da Joana Roque pouco depois de ter visto a sua publicação. É uma ótima sugestão para aproveitamento de sobras de peixe, mas também é uma excelente sugestão para um jantar ligeiro, para fazer a mais e reservar para as marmitas, para levar para um piquenique, que estamos em época de atividades ao ar livre para desfrutar deste sol magnífico. 

Eu quando fiz a receita foi mesmo a pensar que seria simples, prática, diferente, ligeirinha, deliciosa, blá blá blá, ideal para um jantar despretencioso e a salvar as marmitas dos almoços para o dia seguinte.

 

Ingredientes:

  • 3 a 4 batatas doces não muito grandes
  •  
    400 gr de filetes de pescada (ou aproveitar sobras de peixe cozido ou assado)
  • 1 alho francês pequeno
  • 1 cebola picada
  • azeite q.b.
  • sal e pimenta q.b.

 

Preparação:

Cozer o peixe em água temperada com sal e um fio de azeite. Quando cozido, retirar, lascar, reservar.

Na mesma água de cozer o peixe, cozer a batata doce. Quando cozida, escorrer bem e, com um utensílio próprio, esmagar as batatas grosseiramente. Juntar o peixe lascado e misturar bem.

Enquanto o preparado anterior arrefece, aquecer uma frigideira com um fio de azeite. Alourar a cebola picada, quando começar a dourar, juntar o alho francês bem picadinho. Saltear o alho francês durante alguns minutos.

Juntar o alho francês ao preparado da batata com o peixe, retificar temperos de sal e pimenta. Envolver bem e deixar acabar de arrefecer. 

Moldar bolinhas, colocá-las num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao forno, previamente aquecido a 180º, entre 20 a 30 minutos, até estarem douradas.

Acompanhei com uma salada verde. No almoço do dia seguinte, uma salada de tomate e pepino foi o acompanhamento perfeito.

 

 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.