Bochechas de porco na púcara (receita alentejana)
Sou fã incondicional da gastronomia alentejana. Não é à toa que sempre que lá vou uns dias de férias regresso mais redondinha.
Há uns tempos tinha pedido à minha amiga alentejana de gema a receita das bochechas de porco. Ela gentilmente deu-me, dizendo que era a tradicional que aprendeu com a mãe e avó. A modernice era estufar as ditas na panela de pressão, mas que isso não lhe tirava o sabor tão caraterístico.
Ora, em jeito de estágio pré férias por terras alentejanas, decidi fazer a receita da minha amiga. Mas usei a púcara de barro, em busca de um sabor mais tradicional. Ficaram muito boas.
Ingredientes:
- Bochechas de porco (penso que tinha seis)
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 folha de louro
- sal q.b.
- salsa picada (na verdade são coentros, mas aqui em casa há quem não seja fã de coentros)
- 1 fio de azeite
- 3 colheres de sopa de polpa de tomate
- 1 copo de vinho tinto (eu usei branco porque não costumo cozinhar com vinho tinto, e por isso nunca tenho em casa)
- meio copo de água
Preparação:
Nada mais simples: tudo para dentro da púcara (ou panela de pressão, ou tacho, o que tiverem, como preferirem) e deixar marinar de um dia para o outro.
Levar a estufar (em panela de pressão parece que são entre 20 a 30 minutos) em lume médio. Se, e é mesmo opcional, for da vossa preferência, ainda podem levar as bochechas ao forno para apurar, mas sinceramente não vejo necessidade (nem a minha amiga o recomendou, indicando que a carne ficaria um pouco mais seca).
E servi este belo pecado com um arroz com courgette ralada à mistura (assim para parecer mais saudável).