Chop suey de porco
- bifanas de porco cortadas em tirinhas (depende da quantidade que se queira fazer, eu usei 4 bifanas)
- 1 lata de rebentos de soja
- 1 colher de café de gengibre em pó
- 1 colher de café de pipipíri moído
- 1 colher de café de alho em pó
- 2 colheres de sopa de molho de soja
- 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
- 1 colher de sopa de molho de ostra
- 1/2 pimento vermelho
- 1/2 pimento verde
- 1 cebola
- 4 dentes de alho
- cebolinho (usei seco da Margão)
- meio pacote de noodles (massa chinesa)
- sal, óleo (usei de soja) qb.
Cortar as bifanas em tiras finas. Temperar com: o gengibre em pó, o piripíri moído, o alho em pó, 1 colher de sopa de molho de soja, 1 colher de sopa de vinagre balsâmico. Envolver bem e deixar tomar gosto durante cerca de 30 minutos.
Cortar a cebola em cubos, laminar os dentes de alho. Reservar. Cortar os pimentos em cubos. Reservar. Escorrer os rebentos de soja. Reservar.
Levar o wok ao lume com um fio de óleo. Juntar a carne e deixar saltear até ficar translúcida. Juntar a cebola e o alho laminado. Deixar dourar. Juntar os pimentos e os rebentos de soja, regar com uma colher de sopa de molho de soja e uma colher de sopa de molho de ostras. Envolver e deixar cozinhar. Preparar os noodles conforme as instruções (ferver água, temperar de sal e deixar os noodles 4 minutos). Escorrer e juntar à carne. Envolver, deixar tomar gosto cerca de dois minutos. Polvilhar com cebolinho picado.
Servir.
Eu, admiradora confessa, de comida oriental volta e meia experimento assim umas receitas. Desta vez foi um chop suey que não ficou nada atrás do que me lembro de comer no chinês. A repetir, sem dúvida, e com outras combinações.