Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Na Cozinha da Raiozinho

Na Cozinha da Raiozinho

Cogumelos salteados com atum na wok... ou como a wok entrou definitivamente na minha vida!


 


Na semana passada foi a terceira consulta na nutri e o inicío de mais uma semana do plano alimentar. Apenas acrescentou cogumelos, rebentos de soja, bambu e como fruta abacaxi/ananás, sendo que o abacaxi deveria ser o alimento em dois jantares da semana, e sim, só e unicamente abacaxi.


Ora, jantei abacaxi na passada sexta, já que ao almoço estiquei-me com o sushi... e jantei o resto do abacaxi ontem. Como estava no frigorífico e não me apetecia nada nada nada comer frio, resolvi cortar o abacaxi em pedacinhos e levei a saltear na wok com alho em pó e mistura de ervas finas. Sem azeite, sem mais nada... e ficou uma delícia.


Perguntarão alguns se não tive fome com estes jantares de abacaxi. Juro que não. Claro que antes de dormir bebi um copo de leite magro, mas praticamente todos os dias o faço e nem é tanto por estar esfomeada ou coisa que o valha.


A estreia da wok foi com o prato que se vê na foto: cubos de atum salteados com cogumelos portobello. Tão simples como: alho picadinho e um fiozinho de azeite, saltear os cubos de atum, juntar os cogumelos, saltear em lume brando, polvilhar com salsa e servir. Claro que J* acompanhou com esparguete, eu comi só assim e soube-me mesmo bem!!


 


Uma sugestão para almoço é uma omelete com espargos. Uma gema, cinco claras, misturas de ervas finas, espargos cortados em pedacinhos. Tudo bem mexido, bem misturado, vai a lume numa frigideira com um fio de azeite, pouco. Deixa-se cozer e fica tão fofa e tão saborosa!


 


A ementa do jantar de hoje já está alinhavada. Risotto de peixe para ele, para mim... peixe salteado na wok com espargos, ou com rebentos de soja ou com espinafres... ainda não me decidi, mas estou tentada pelos rebentos de soja e deixo os espinafres para o almoço de amanhã.