Creme de peixe
Quando vi esta receita no site da Vaqueiro fiquei logo curiosa e guardei-a para experimentar.
Confesso que quando decidi que iria ser o jantar e pus mãos à obra, não segui as indicações ipsis verbis. Por isso o que aqui deixo foi o creme de peixe que eu fiz.
Ingredientes:
- 1 red fish
- 2 postas de maruca
- sal
- malagueta
- salsa
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- azeite
- 2 colheres de sopa de farinha maizena
- 3 courgettes pequenas
- 2 cenouras pequenas
- 1/2 cubo de caldo de peixe
- 1 pacote de natas de soja
- miolo de camarão
- noodles
Comecei por cozer o peixe em água temperada de sal, malagueta e salsa. Quando o peixe cozeu, retirei-o, coei a água da cozedura, e enquanto o peixe arrefecia, preparei o resto. Piquei a cebola e levei a alourar num fio de azeite. Quando começou a ficar translúcida, juntei a maizena e misturei. Reguei com a água de cozedura do peixe e mexi com um batedor de varas para melhor dissolver a maizena. Adicionei as courgettes descascadas e cortadas em pequenos cubos, a cenoura ralada e a metade do cubo de caldo de peixe. Deixei ferver em lume brando, mexendo regularmente. Acrescentei o peixe previamente limpo e lascado, miolo de camarão e noodles partidos, envolvi, deixei começar a ferver e juntei as natas de soja levemente batidas. Envolvi suavemente as natas no caldo e quando levantou fervura retirei do lume.
Uma verdadeira delícia... de comer e repetir. É um caldo bem composto e rico, serve perfeitamente como refeição principal, podendo ser enriquecido com cubos de pão (fresco ou tostado).