Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Na Cozinha da Raiozinho

Na Cozinha da Raiozinho

Doce de ameixa

Nunca tinha experimentado doce de ameixa, nem a comer nem a fazer. Tinha umas ameixas na fruteira a amadurecer demasiado rápido, e dada a quantidade de ameixas que eram, pensei que ainda ia tudo parar ao lixo. A Ângela desafiou-me a fazer doce de ameixa, que ela própria tinha feito também para aproveitar umas. E assim foi. Num dia à noite, enquanto arrumava a cozinha, doce de ameixa a fazer na Yämmi. Maravilhoso!!! Ficou uma delícia que agora torna os meus pequenos almoços ou lanches ainda mais saborosos.


 


P7110003.JPG


 


P7110004.JPG


  Ingredientes:



  • 1 kg de ameixas vermelhas sem caroço

  • 500 gr de açúcar amarelo

  • 1 limão: sumo e raspa

  • 1 cálice de Vinho do Porto


 


Preparação:


Colocar as ameixas no copo, sem caroço. Não é necessário descascar. Programar 20 minutos, velocidade 1, temperatura ST. Terminado o tempo, juntar o sumo e a raspa de limão, o açúcar e o cálice de Vinho do Porto. Programar 15 minutos, velocidade 3, temperatura ST. Aconselho a tirar o copo medidor da tampa, para o vapor sair e não salpicar tudo à volta.


 


Com pão, com tostas, com queijo fresco,  iogurte grego ou queijo quark, este doce está uma tentação à gula. Na foto, banana polvilhada de canela, queijo fresco fatiado com doce de ameixa. Uma delícia!

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.