Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Na Cozinha da Raiozinho

Na Cozinha da Raiozinho

Duas receitas com frango

Depois de um daqueleas gripes poderosas que se alapou no meu organismo por muitos e longos dias, eis que, ainda nem refeita da gripe, e vi-me noutro embrulho: cirurgia de extracção de um dente do siso, incluso e deitadinho, que é assim que se está bem.


Espera-me uma longa semana com pontos na boca, o inchaço ainda permanece. As dores estão controladas com a medicação, mas todo o cuidado é pouco, logo: comida de bebé, que é como quem diz, nada que seja de trincar ou mastigar, poucos ou nenhuns movimentos, e alguma fome, que no meio disto tudo é o que mais me está a custar: ter fome e não conseguir comer. Até a sopa é com uma colher pequena de sobremesa, a gelatina ou iogurte ou maçã assada tem de ser com uma colher pequenina de café. Se eu sabia que ia ter de tirar o siso tão cedo, tinha-me destravado no Natal, oh se tinha.


Adiante... duas receitas, uma para a inválida da boca, a outra para o homem que, já se imagina, só sopa, ainda por cima toda triturada, para ele é castigo.


 


 



 


Creme de cogumelos com frango


 


Ingredientes:



  • 1 embalagem de cogumelos inteiros

  • 1 peito de frango (ou 2 bifinhos de frango)

  • 1 cebola

  • sal e azeite q.b.


Cozer o peito de frango em água temperada de sal. Cortar grosseiramente a cebola e levar a alourar num fio de azeite. Juntar os cogumelos cortados ao meio e deixar saltear. Quando estiverem com um tom dourado, juntar o caldo de cozer o peito de frango e deixar cozinhar por 15 minutos. Cortar o peito do frango em pedaços, juntar à sopa. Triturar tudo com a varinha mágica, juntar mais água se necessário e retificar de sal.


Para comida de doente, nem está nada mal. Soube-me pela vida, até porque estive praticamente 24h sem comer. Em dias normais hei-de repetir a receita, mas com o frango desfiado e alguns cogumelos laminados.


 


 


Bifes de frango no forno


 


Ingredientes:



  • Batatas para assar a gosto (uso das congeladas Pingo Doce que são muito boas)

  • 2 bifes de frango

  • sumo de meio limão

  • sal, pimenta, alecrim, tomilho e orégãos a gosto

  • azeite


Primeiro temperar os bifes com sumo de limão, sal e pimenta. Deixar tomar gosto alguns minutos. Num tabuleiro de ir ao forno dispor as batatas (ali pelo meio coloquei uns cogumelos inteiros), por cima colocar os bifes de frango. Polvilhar com as ervas aromáticas: tomilho, orégãos e um pouco de alecrim. Regar com azeite. Levar a forno já quente a 200º até as batatas estarem assadas e os bifes tenros e douradinhos (mais ou menos 30 a 40 minutos).