Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Na Cozinha da Raiozinho

Na Cozinha da Raiozinho

Entradas: folhadinhos

A propósito de um convívio com as colegas das aulas de ginástica, pediram-me que fizesse folhadinhos. No primeiro convívio que tivemos, no início do Verão, levei uns folhadinhos de salsicha que fizeram tanto sucesso, que agora, mal se começou a distribuir o que cada uma levava, a mim foi logo: folhadinhos.

Os de salsicha eram esperados e sucesso garantido. Mas decidi inovar. E saíram folhadinhos de atum e uma tentativa de palmiers de presunto e queijo, receita que vi no fim de semana no programa Prato do Dia, com a Filipa Gomes. 

Ora que apesar do aspeto tosco, rústico, dos meus folhadinhos, a verdade é que fizeram sucesso. 

Deixo a sugestão para fazerem umas entradas, ou para levarem para um convívio. Fáceis de fazer, práticos de levar para onde for, e resultam sempre bem. 

 

1. Folhadinhos de atum

PC080041.JPG

 Ingredientes:

  • 1 base de massa folhada (usei a do Lidl que é retangular)
  • 1 lata média de atum ao natural (ou 2 latas pequenas)
  • sementes de sésamo (opcional)
  • 1 ovo batido

 

Preparação:

Desenrolar a base da massa folhada. Escorrer bem o atum e espalhar por toda a massa. Enrolar, bem enroladinho, de forma a criar o efeito de um caracol. Passar o ovo batido com um pincel, polvilhar com sementes de sésamo, e cortar o rolo em "fatias" com a largura de um dedo. Espalhar pelo tabuleiro, forrado com o papel vegetal que já vem com a massa, e levar a forno quente a 200º entre 15 a 20 minutos, ou até estarem dourados.

 

2. Folhadinhos de salsicha

 PC080042.JPG

 Ingredientes:

  • 1 base de massa folhada (usei a do Lidl que é retangular)
  • 1 lata de 8 salsichas tipo Frankfurt (podem usar as salsichas de cocktail, mas estas normais cortadas ao meio também fazem uns bonitos folhados)
  • sementes de chia (opcional)
  • 1 ovo batido

 

Preparação:

 

Desenrolar a base da massa folhada. Escorrer bem as salsichas e cortá-las ao meio. Cortar a massa folhada no sentido horizontal ao meio, dividindo-a em duas tiras compridas. Colocar as metades das salsichas em todo o comprimento da tira, e cortar a massa folhada à largura das salsichas, enrolando-as no retângulo de massa folhada que ficam cortados. Passar por ovo batido, polvilhar com sementes de chia, levar ao forno quente a 200º entre 15 a 20 minutos, ou até estarem dourados. 

PC080046.JPG

 

3. Palmiers e presunto e queijo

PC080047.JPG

Ingredientes:

  • 1 base de massa folhada (usei a do Lidl que é retangular)
  • 200 gr de queijo ralado (comprei uma embalagem de queijo emental ralado, podem usar queijo da ilha e ralar na hora, como a receita original)
  • 4 a 5 fatias de presunto
  • 1 ovo batido

 

Preparação:

Desenrolar a base da massa folhada. Espalhar por toda a massa folhada parte do queijo ralado. Distribuir as fatias de presunto, e polvilhar por cima com o restante queijo. Enrolar, com a ajuda do papel vegetal, a massa até ao meio. Repetir a operação do outro lado. Levar o rolo, envolvido no papel vegetal, ao congelador cerca de 10 minutos, para facilitar na hora de cortar. Retirar do congelador, passar o ovo batido com um pincel, e cortar em "fatias" com um dedo de largura. Espalhar os palmiers pelo tabuleiro, forrado com o papel vegetal que já vem com a massa, e levar a forno quente a 200º entre 15 a 20 minutos, ou até estarem dourados.

PC080048.JPG

Os meus palmiers têm um aspeto um tanto ou quanto escangalhado. Para a próxima aperto mais a massa na hora de enrolar. Estes são os que requerem mais tempo e cuidado, porque não é muito fácil cortar, ainda mais com fatias de presunto, e manter o palmier sem se desmanchar um pouco. Mas mesmo com este aspeto escangalhado, o sabor está lá e é muito bom.

 

 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.