Entrecosto no forno com "arroz" de couve-flor
Ingredientes:
- 2 kg de entrecosto
- Sumo de três laranjas
- 2 colheres de sopa de massa de alho
- 1 colher de chá de pimentão doce
- 1 colher de sopa de piripiri líquido
- sal
- 200 ml de vinho branco
Preparação:
Misturar, numa taça, a massa de alho (ou cerca de 6 dentes de alho esmagados), o pimentão doce, o piripiri e o sal, até obter uma pasta. Barrar o entrecosto com esta pasta e colocar num tabuleiro de ir ao forno.
Espremer as laranjas e regar com o sumo a carne já temperada. Cobrir o tabuleiro com película aderente e deixar marinar no frigorífico, de preferência de um dia para o outro.
Antes de levar ao forno, regar com vinho branco. Assar durante 1h30, inicialmente com o forno a 180º, mais tarde a 200º para tostar um pouco.
Para o arroz de couve-flor:
- 1 couve-flor
- 2 dentes de alho
- azeite
- sal
Separar a couve flor em floretes, lavar e escorrer bem. Triturar com a ajuda de um robot de cozinha: usei a Yämmi, 10 segundos, velocidade 5.
No wok aquecer um fio de azeite com os dentes de alho picados. Quando o alho começar a ficar douradinho, juntar a couve-flor triturada e temperar com umas pedras de sal. Envolver e deixar saltear alguns minutos, mexendo delicadamente.
Foi a minha primeira experiência com este "arroz" de couve-flor, e eu que nem sou grande fã de couve-flor até fiquei agradavelmente surpreendida. Simples e rápido de fazer, saboroso e permite inúmeras utilizações e variedade de temperos. Como desta vez serviu para acompanhar entrecosto assado, optei por uma versão mais básica, mais neutra em temperos, uma vez que ia ter o molho da carne assada para lhe dar sabor.