Folhado de frango: duas versões, uma delícia!
Há uns tempos atrás, nas minhas habituais deambulações pela blogosfera gastronómica, encontrei esta receita da Xana, do blog Ratatui dos Pobres, e fiquei com água na boca. Verdade é que ainda não fiz o embrulho tal como ela publicou (e entretanto houve uma segunda versão também muito apetecível). Mas ficou a ideia de como preparar uma refeição em menos de nada, com trabalho quase nenhum, podendo aproveitar restos que andam no frigorífico, e o resultado ser delicioso (havendo o factor prático de ser uma óptima ideia para os almoços de marmita, tão em voga, felizmente).
Ora, estas duas versões andam esquecidas nos meus rascunhos, mas vamos lá tratar de as fazer sair à luz do blog.
FOLHADO DE FRANGO COM ALHO FRANCÊS
Ingredientes:
- 2 bases de massa folhada (uso Pingo Doce) - usei duas porque fiz muito recheio e não deu para usar só uma folha.
- restos de frango assado desfiado
- 1 alho francês às rodelas
- 1/2 cebola picada
- 1 ou 2 dentes de alho picados
- azeite
- queijo mozzarela ralado
- 1 ovo
Refogar ligeiramente a cebola e os dentes de alho picados num fio de azeite. Juntar o alho francês e deixar murchar. Juntar o frango desfiado, envolver bem. Retirar.
Colocar num tabuleiro uma base de massa folhada. No centro colocar o preparado anterior e por cima espalhar o queijo ralado. Por cima colocar outra base de massa folhada e fechar. Pincelar com um ovo batido. Levar ao forno a 180º até a massa folhada ficar douradinha e estaladiça.
FOLHADO DE FRANGO COM CENOURA
Ingredientes:
- 1 base de massa folhada (uso Pingo Doce)
- restos de frango assado desfiado
- cenoura ralada (entre 6 a 8 cenouras)
- 1/2 cebola picada
- 1 ou 2 dentes de alho picados
- azeite
- 1 ovo
Refogar ligeiramente a cebola e os dentes de alho picados num fio de azeite. Juntar a cenoura ralada e deixar murchar. Juntar o frango desfiado, envolver bem. Retirar.
Colocar num tabuleiro uma base de massa folhada. No centro colocar o preparado anterior. Fechar a massa folhada de forma a ficar o recheio todo embrulhado. Pincelar com um ovo batido. Levar ao forno a 180º até a massa folhada ficar douradinha e estaladiça.