Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Na Cozinha da Raiozinho

Na Cozinha da Raiozinho

Jantar de S. Martinho, com sabor a Outono

O meu modo de vida não me permitiu comemorar o S. Martinho em casa. Comi as castanhas assadas pois claro, mas foi no restaurante do pai, foi em casa do namorado, em casa da mana... e ontem, aproveitando que tinha chegado a casa mais cedo e estando sozinha, chamei o Paulo para jantar e preparei o meu jantar de S. Martinho, ainda que meio fora de época.


 


Frango estufado com castanhas:


Comece por dar uma pré-cozedura às castanhas.
Prepare um refogado com azeite, 1 cebola média e 2 dentes de alho bem picadinhos. Coloca-se depois bacon às tirinhas (eu juntei também umas rodelas de paio fumado, bem caseirinho que tinha lá em casa - deu à receita um gosto delicioso), 1 tomate grande bem maduro e o frango partido em pedaços e sem pele. Deixei a carne alourar um pouco e juntei depois uma folha de louro e reguei com vinho branco. Quando o vinho evaporou, juntei água e cenoura partida aos palitos e deixei cozer um pouco. Juntei as castanhas, rectifiquei temperos e tapei para deixar acabar de cozer.
Como não tinha a certeza se ia gostar das castanhas e até porque elas eram poucas, fiz à parte um arroz simples, branco que acompanhei com o refogado. Ficou uma delicia, ao misturarmos o molho da carne com o arroz simples. E as castanhas deram o toque final.

Para sobremesa e aproveitando 2 marmelos perdidos no frigorífico, aproveitei para os assar.
Descasquei-os e cortei-os em quartos, colocando-os num recipiente com água e umas gotas de limão para não oxidarem.
Coloquei-os depois num tabuleiro, espalhei uns pauzinhos de canela, umas rodelas de limão, um saco de chá e polvilhei-os com açúcar.  Reguei tudo com um pouco de vinho do porto e levei tudo ao forno.
Além de perfumarem a cozinha, os marmelos ficaram deliciosos.

Um verdadeiro jantar de S. Martinho lá em casa... a dois, o que se tornou ainda mais especial!!

2 comentários

Comentar post