Lasanha de salmão com espinafres e cogumelos
Ingredientes:
- 4 lombos de salmão
- 1 lima
- 1 colher de sobremesa de salsa picada
- pimenta branca
- azeite
- sal/flor de sal
- 300 gr de cogumelos frescos
- 1 molho de espinafres frescos
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- 1L de molho bechamel*
- queijo mozzarella ralado
Cozer os lombos de salmão em água temperada com sal, metade da lima em rodelas, salsa e um fio de azeite. Reservar.
No wok aquecer um fio de azeite e refogar a cebola e os dentes de alho picados. Juntar os cogumelos laminados e deixar saltear uns dois minutos. Juntar os espinafres lavados e escorridos, envolver, temperar com um pouco de flor de sal, e deixar cozinhar até estarem tenros. Juntar os lombos de salmão lascados, regar com sumo da outra metade da lima, envolver bem para que os sabores se misturem, rectificar temperos (sal e pimenta).
*Previamente preparei o bechamel para o deixar repousar: em banho-maria, derreter uma colher de sopa de creme vegetal para culinária; juntar farinha maizena, entre 2 a 3 colheres de sopa, e uma colher de sopa de sopa de marisco instantânea. Regar com leite e mexer com varas de arames. Como faço a olho, vou juntando leite e maizena até ter a consistência cremosa que desejo. Para este molho, usei 1L de leite magro, e umas 6 colheres de sopa de maizena. No fim temperar com noz moscada e pimenta branca.
Montar a lasanha: no fundo de um tabuleiro de ir ao forno colocar um pouco de molho bechamel, por cima distribuir placas de lasanha, o preparado do salmão com espinafres e cogumelos, novamente molho bechamel, placas de lasanha, preparado de salmão, bechamel e assim sucessivamente (o número de camadas vai depender das quantidades e do tamanho do tabubeiro) até terminar com placa de lasanha, regar com bechamel restante e polvilhar com queijo mozzarella ralado. Levar ao forno a gratinar.
De babar, comer, repetir, e ficar ali a saborear. Não é complicada, mas dá um pouco de trabalho e suja alguma loiça, mas o resultado final é soberbo!