Legumes gratinados com fiambre e chouriço
Das sobras e restos se fez um gratinado...
Ingredientes:
- resto de meio chouriço de carne cozido (sobrou de um jantar de chouriço de carne com nabiças, adoro!)
- couve em juliana cortada cozida com cenoura aos cubos (resto de um acompanhamento de refeição anterior)
- cogumelos laminados (deixei de usar cogumelos enlatados, compro frescos, lavo, corto e congelo em doses que dêem para uma refeição)
- cubos de fiambre (costumo comprar um mini fiambre inteiro que há no Lidl, em casa corto em cubos ou tiras e congelo em várias doses)
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- azeite
- molho bechamel caseiro (1 colher de sopa de margarina, 1 colher de sopa de farinha, ou 2 de maizena, 100 ml leite, mais coisa menos coisa, pimenta e noz moscada, faço o bechamel a olho e faço-o em banho-maria para evitar queimar à mínima distracção)
Refogar ligeiramente a cebola e os dentes de alho em azeite. Juntar os cogumelos e deixar saltear. Juntar o fiambre e o chouriço e deixar tomar gosto. Por fim envolver a couve e a cenoura cozida.
Num tabuleiro de ir ao forno colocar o preparado anterior. Cobrir com o molho bechamel (eu fiz a olho e saiu pouco molho), levar a gratinar a forno já quente a 180º, entre 15 a 20 minutos.
Pensei em cobrir com queijo ralado ou pão ralado. Mas deixei assim mais simples, apenas com o bechamel. Ficou muito bom. E se dúvidas houvesse, o homem lá em casa comeu e repetiu e no dia seguinte voltou a comer e a repetir. E ele é pouco apreciador de legumes.