Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Na Cozinha da Raiozinho

Na Cozinha da Raiozinho

Lombo de porco assado com laranja e mel

Quando deixo uma peça de carne ou peixe a descongelar, já tenho uma ideia do que vou fazer, mas ainda assim rara é a vez que não vou ver as receitas do meu dossier, e se nenhuma me agradar, faço uma pesquisa na net. Raramente sigo uma receita ipsis verbis. Normalmente tiro umas ideias daqui, outras dali, algumas minhas, e lá faço a experiência. Foi o que aconteceu com esta receita.


Tinha dois pequenos lombos de porco para assar. Limpei a gordura em excesso, temperei com sal (pouco), coloquei num tabuleiro de forno e reguei com azeite. Entretanto preparei numa tigela a seguinte mistura: sumo de duas laranjas (reservei um pouco de sumo, para o caso de ser preciso regar durante o assado), duas colheres de sopa de massa de alho, 2 colheres de sopa de molho de soja, piri-piri em pó, uma colher de sopa de vinagre de sidra, 1 colher de sopa de mel, alecrim. Misturei tudo e reguei a carne com este preparado. Levei ao forno a 200º, assou durante cerca de uma hora, tendo o cuidado de ir regando com o molho.



Pronto, o lombo fica com um tom dourado, caramelizado (por causa do mel) mas o tabuleiro fica feio... mas isto são fotos caseiras, por isso... temos pena!!


É bom, um sabor adocicado, diferente... para quem gosta de experimentar novos sabores, e neste caso atrevo-me a dizer, sabores exóticos. Acompanha muito bem arroz branco, puré de batata, ou para quem quiser variar, puré de maçã.


 

1 comentário

Comentar post