One pot pasta
Bem sei que não é novidade, que a febre do one pot pasta já lá vai, mas por aqui, muitas vezes, deixa-se passar a febre e as modas e só depois se experimenta.
Confesso. Já tinha experimentado. E tinha ficado um tanto ou quanto aguada, nada semelhante com o tal molho cremoso que anunciam como a 8ª maravilha da culinária.
Mas à terceira foi de vez. Ficou no ponto. Não segui nenhuma receita em particular, limitei-me a juntar uns quantos ingredientes e temperos e aí vai disto. Afinal, o que é o one pot pasta se não isso mesmo?
Ingredientes:
- cerca de 250 gr de esparguete integral (medida a olho, mais ou menos metade do pacote)
- tomates cherry cortados ao meio (cerca de 12)
- 1/2 cebola roxa cortada em meias luas
- 2 dentes de alho laminados
- cerca de 150 gr de cogumelos frescos laminados (tinha uma embalagem de 300 gr, usei sensivelmente metade, a outra metade foi para uma sopa)
- sal q.b.
- pimenta
- azeite q.b.
- salsa grosseiramente picada
Preparação:
Numa frigideira larga e com alguma profundidade colocar todos os ingredientes. Temperar com sal, pimenta, regar com azeite e polvilhar com salsa picada.
Cobrir com cerca de 3 chávenas de água (a ideia é que os ingredientes fiquem cobertos de água, mas não a nadar em água, provavelmente o meu erro em tentativas anteriores que punha muita água).
Deixar cozer em lume médio, mexendo de vez em quando para os ingredientes se misturarem e a massa não colar. Quando os ingredientes estiverem cozinhados, fica um molho cremoso residual. É altura de desligar o lume, para não deixar secar demais, e servir.
Para quem gostar ou quiser, pode polvilhar com queijo ralado por cima antes de servir.