Peito de frango recheado com presunto e queijo
Ando meia desaparecida, é um facto. A caixa dos rascunhos vai-se enchendo com alguns posts em preparação, só que também é verdade que o tempo para me dedicar à cozinha, a vontade de ir experimentando novas receitas ou a criatividade para criar novas combinações já viram melhores dias.
Depois de um período conturbado, de mudanças e falta de horários que me lançou para um caos de imprevistos e improvisos, prevejo que as rotinas estejam a retomar a sua ordem, o tempo livre é pouco, mas começa a ser algum, ou pelo menos mais previsível de existir.
Para já pretendo, aqui no blog, limpar a caixa de rascunhos. Posts que estão há semanas, ou mesmo meses, em espera. Uma boa parte das receitas tenho as devidas anotações, outras vou ter de recorrer à memória. É o caso desta. Lembro-me que é simples, tão simples, daquelas que me saíram num improviso, num dos dias caóticos em que os horários se baralharam e o tempo se escapava entre os dedos.
Ingredientes:
- peitos de frango (quantidade à escolha)
- fatias de presunto (convém ser igual à quantidade de peitos de frango)
- fatias de queijo (a gosto)
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- salsa picada
- 1 cerveja
- pimenta a gosto
- sal
- um fio de azeite
Preparação:
Abrir os peitos de frango. Em cada um colocar uma fatia de presunto e uma (ou duas) de queijo. Enrolar e prender com um ou dois palitos.
Num tacho largo colocar a cebola e o dente de alho picados. Regar com um fio de azeite e levar a alourar em lume brando. Quando a cebola começar a estalar, juntar os rolinhos recheados de peito de frango. Temperar com sal e pimenta, polvilhar com salsa picada e refrescar com a cerveja. Deixar estufar em lume brando, com o tacho tapado, abanando de vez em quando para não pegar ao fundo, entre 30 a 40 minutos.
Servi com "arroz" de couve flor.