Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Na Cozinha da Raiozinho

Na Cozinha da Raiozinho

Perca no forno e abóbora manteiga a acompanhar


 

Por incrível que pareça, e estou demasiado surpresa comigo mesma, nunca fui fã de abóbora. Sopa com abóbora, sonhos de abóbora, papas de abóbora... blhéc!!!!!!!!!!!

Não sei o que me deu mas comprei uma abóbora manteiga, pequenina e fofinha que só ela. Vim para casa a magicar como poderia cozinhar aquilo e mais difícil, gostar.

Vou googlar receitas de abóbora manteiga e aparem-me sopas, purás, gratinadas, no forno... e eu já sem saber o que fazer e quase a pensar que, tivesse eu um porquinho no terraço, era para ele que ia a abóbora, crua e com casca.

O planeado para o jantar era perca no forno e lá me lembrei de fazer a abóbora a acompanhar. O molho que acompanhava a perca não parecia, a mim, combinar muito bem com a abóbora assim tudo ao monte num tabuleiro e ala para o forno. É que revirei os olhos a pensar que ainda me saía uma bela mistela digna de um porquinho.

Lá preparei a perca: temperei as postas com sal, mistura de 5 pimentas moída na hora, sumo de limão e leite. Deixei a marinar cerca de 15 minutos. Escorri, num prato misturei pão ralado com sementes de linhaça, passei as postas de ambos os lados e coloquei num tabuleiro, previamente regado com um fio de azeite. Verti o líquido da marinada para o tabuleiro, de maneira a não cobrir totalmente as postas e levei a assar a 200º.

Olhei para a abóbora e até me deu pena, porque a dita é mesmo engraçada e fofinha. Até me lembrei de a usar como elemento decorativo. Sempre era um fim mais digno que a pia do porquinho.

Descasquei-a, tirei-lhe as pevides, cortei em cubos. Na wok coloquei um fio de azeite, aqueci e abóbora lá para dentro. Em lume brando, fui salteando a abóbora enquanto adicionava os ingredientes: alho esmagado, cebola em meias luas, envolvi bem e deixei a cebola caramelizar um pouco. Depois achei que um bocadinho de sumo de limão ia bem, e aí vai limão... e lembrei-me de lhe dar um toque exótico com molho de soja. Vou ao armário e em vez do molho de soja saiu o molho inglês. Uma colher de sopa. Envolvi. Para toque final, polvilhei com cebolinho picado. Provei e fiquei absolutamente deliciada (e surpreendida). Afinal gosto de abóbora!!!!!!!!!!!!!!

O peixe ficou super suave, efeito do leite, com uma deliciosa crosta de pão ralado e sementes de linhaça... a abóbora foi o ex-libris deste jantar, pela agradável surpresa que me proporcionou.

E depois disto fiquei curiosa para experimentar outras receitas com a abóbora manteiga.