Perna de peru recheada no forno
Recentemente comecei a ir ao talho do bairro. Fica-me tão perto de casa, de segunda a sábado está aberto até às 20h, que isto de andar a congelar carne comprada no supermercado nem se justifica.
Conclusões a que já cheguei: o preço não é assim tão díspar em relação ao supermercado, o atendimento é espetacular, podemos pedir ideias e conselhos, podemos pedir a carne já cortada de determinada maneira, na semana passada fui comprar carne picada para bolonhesa, pedi mistura e ainda me sugeriram juntar um chouriço, sugestão aceite e ficou maravilhoso. A carne é bem saborosa, e verdade seja dita, quantas vezes não deixava carne a descongelar, acabando por passar no supermercado para comprar qualquer coisa. Aderi ao talho do bairro e estou arrependida de não o ter feito mais cedo.
Porque falo no talho do bairro? Ora porque tinha lá visto uma perna de peru recheada com bacon e linguiça e fiquei com ideias. Este fim de semana foi o dia. Passei lá no sábado, trouxe uma perna de peru com 2,600kg, já recheada e preparada por eles. Foi chegar a casa, temperar, deixar marinar, no dia seguinte levar ao forno e deliciar-me. Ficou divinal. O custo? 10€ e uns cêntimos.
Ingredientes:
- 1 perna de peru recheada com bacon e linguiça (comprei já recheada no talho)
- 1 colher de sopa de massa de alho
- 1 colher de sopa de massa de pimentão
- raspa de um limão + limão
- 1 malagueta
- sal
- 1 fio de azeite
- alecrim a gosto
- 200 ml de vinho branco
Preparação:
Numa taça misturar a massa de alho, a massa de pimentão, a raspa de limão, a malagueta picada, sal, um fio de azeite e alecrim. Envolver bem, até ter um preparado homogéneo.
Colocar a perna de peru num tabuleiro e barrar com o preparado anterior, o mais uniformemente possível, de ambos os lados. Cortar o limão em quatro e dispôr uma parte em cada canto do tabuleiro.
Tapar o tabuleiro com película aderente e levar ao frigorífico de um dia para o outro.
Ligar o forno a 200º, regar a perna de peru com vinho branco. Levar ao forno, já quente, durante 1h com a pele virada para baixo. Terminada essa hora, virar cuidadosamente a perna e levar ao forno entre 30 a 45 minutos. Virar novamente a perna, deixar assar cerca de 30 minutos (mas depende de como já estiver a carne, se bastante tenra e a desprender do osso ou não), por fim virar a perna com a pele para cima entre 10 a 15 minutos, para tostar.
É um assado que pode demorar cerca de 2h30, mas o resultado final compensa.
Acompanhei com arroz de alho e brócolos cozidos.