Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Na Cozinha da Raiozinho

Na Cozinha da Raiozinho

Perna de peru recheada no forno

Recentemente comecei a ir ao talho do bairro. Fica-me tão perto de casa, de segunda a sábado está aberto até às 20h, que isto de andar a congelar carne comprada no supermercado nem se justifica. 

Conclusões a que já cheguei: o preço não é assim tão díspar em relação ao supermercado, o atendimento é espetacular, podemos pedir ideias e conselhos, podemos pedir a carne já cortada de determinada maneira, na semana passada fui comprar carne picada para bolonhesa, pedi mistura e ainda me sugeriram juntar um chouriço, sugestão aceite e ficou maravilhoso. A carne é bem saborosa, e verdade seja dita, quantas vezes não deixava carne a descongelar, acabando por passar no supermercado para comprar qualquer coisa. Aderi ao talho do bairro e estou arrependida de não o ter feito mais cedo.

Porque falo no talho do bairro? Ora porque tinha lá visto uma perna de peru recheada com bacon e linguiça e fiquei com ideias. Este fim de semana foi o dia. Passei lá no sábado, trouxe uma perna de peru com 2,600kg, já recheada e preparada por eles. Foi chegar a casa, temperar, deixar marinar, no dia seguinte levar ao forno e deliciar-me. Ficou divinal. O custo? 10€ e uns cêntimos. 

 

IMG_20161120_132110.jpg

IMG_20161120_132159.jpg

 

 Ingredientes:

  • 1 perna de peru recheada com bacon e linguiça (comprei já recheada no talho)
  • 1 colher de sopa de massa de alho
  • 1 colher de sopa de massa de pimentão
  • raspa de um limão + limão
  • 1 malagueta 
  • sal
  • 1 fio de azeite
  • alecrim a gosto
  • 200 ml de vinho branco

 

Preparação:

Numa taça misturar a massa de alho, a massa de pimentão, a raspa de limão, a malagueta picada, sal, um fio de azeite e alecrim. Envolver bem, até ter um preparado homogéneo.

Colocar a perna de peru num tabuleiro e barrar com o preparado anterior, o mais uniformemente possível, de ambos os lados. Cortar o limão em quatro e dispôr uma parte em cada canto do tabuleiro.

Tapar o tabuleiro com película aderente e levar ao frigorífico de um dia para o outro.

Ligar o forno a 200º, regar a perna de peru com vinho branco. Levar ao forno, já quente, durante 1h com a pele virada para baixo. Terminada essa hora, virar cuidadosamente a perna e levar ao forno entre 30 a 45 minutos. Virar novamente a perna, deixar assar cerca de 30 minutos (mas depende de como já estiver a carne, se bastante tenra e a desprender do osso ou não), por fim virar a perna com a pele para cima entre 10 a 15 minutos, para tostar. 

É um assado que pode demorar cerca de 2h30, mas o resultado final compensa. 

Acompanhei com arroz de alho e brócolos cozidos.

IMG_20161120_133018.jpg

 

 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.