Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Na Cozinha da Raiozinho

Na Cozinha da Raiozinho

Queijada de cenoura

IMG_20170212_125649.jpg

 Quando vi esta receita de queijadas de cenoura fiquei qual cão de Pavlov, a babar. E nem de propósito, tinha umas cenouras a precisar de consumo no frigorífico. Veio o fim de semana e pus a receita em marcha. Não segui a receita original no sentido em que optei por fazer uma queijada grande, em vez das queijadinhas. À última hora tive de fazer uma adaptação, já que a farinha que tinha no armário estava fora de validade e socorri-me da maizena que fez a vez da farinha.

O resultado foi bom. Muito bom. Tão bom que já não sobra queijada para contar história. Deixo a minha versão da queijada de cenoura.

 

Ingredientes:

  • 500 gr de cenouras cozidas, reduzidas a puré
  • 150 gr de frutose
  • 4 ovos
  • 50 gr de manteiga amolecida (usei Vaqueiro líquida)
  • raspa de um limão pequeno
  • 90 gr de farinha (usei Maizena)
  • canela a gosto

 

Preparação:

Cozer as cenouras limpas e cortadas aos pedaços na Yämmi por 30 minutos, a 100º, velocidade 1. Terminado o tempo, escorrer a água e triturar as cenouras durante 25 segundos, progressivamente nas velocidades 5, 6 e 7. Deixar o puré arrefecer completamente. 

Quando o puré de cenoura estiver frio, misturar a frutose, a manteiga, a raspa de limão, os ovos, a farinha e uns pós de canela a gosto. Bater tudo durante 1 minuto na velocidade 4.

Untar uma tarteira com manteiga e polvilhar com um pouco de farinha. Verter a massa para a tarteira e levar ao forno, previamente aquecido a 200º, cerca de 30 minutos. Quando sentir o centro da queijada firme, e um palito sair limpo, está pronta.

Opcionalmente pode-se polvilhar com açúcar em pé, canela ou mesmo coco. Desta vez não polvilhei a queijada com nada. Mas numa próxima experimento.

 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.