Quiche de frango com cebola caramelizada
Quando vi esta receita de quiche de frango com cebola caramelizada da Cindy, quase deu vontade de ir cozinhar frango de propósito para a fazer. Mas a ideia destas quiches é mesmo aproveitar restos de carne, e assim sendo, guardei a receita e aguardei pela oportunidade de a fazer.
Confesso, andava mesmo desejosa de a fazer, de maneira que não esperei pela oportunidade ideal, isto é, ter os ingredientes da receita original. Quando vi sobras de carne de peru assada, pensei que apesar de não ser frango, é carne e portanto ia resultar igualmente bem. Depois já tinha os preparativos em andamento e apercebi-me que não tinha queijo ralado. Paciência, vai sem queijo.
Ainda assim, e com batotas à mistura, a minha quiche ficou uma delícia. E escusado será dizer que a cebola caramelizada faz toda a diferença.
Ingredientes:
- 1 base de massa quebrada (uso a do Lidl)
- carne de peru assada desfiada
- 2 cebolas
- 2 colheres de sopa de açúcar amarelo (não tinha mascavado)
- 200 ml de natas de soja
- 2 ovos
- sal
- pimenta a gosto
Preparação:
Cortar as cebolas em meias luas fininhas. Numa frigideira colocar a cebola laminada e o açúcar, levar a caramelizar em lume brando. Quando a cebola estiver dourada, temperar com umas pedras de sal. Retirar e reservar.
Colocar numa tarteira a massa quebrada, picar o fundo com um garfo. Espalhar a carne desfiada, por cima da carne dispor a cebola caramelizada.
À parte bater com um garfo dois ovos, misturar as natas nos ovos, temperar com pimenta a gosto e verter na tarteira.
Levar a forno quente a 200º entre 15 a 20 minutos, ou até estar a massa cozida e a quiche dourada.
Acredito que com o queijo gratinado fique igualmente uma delícia, mas como deixei a cebola caramelizada por cima, e assim gratinou no forno, ficou com um sabor fantástico.