Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Na Cozinha da Raiozinho

Na Cozinha da Raiozinho

Risotto de bacon e salsichas

 

 

 

Fiz este risotto ainda estava de férias, mas só agora me decidi a tratar das fotos e a escrever a receita. O problema é que à distância de 2 semanas e com várias coisas pelo meio, temo não me lembrar de todos os passos dados para fazer esta receita, mas vou tentar e certamente andará muito próximo do que fiz.

 

Para começar, aquele tom muito amarelinho deve-se a 6 gemas que não foram usadas num outro prato e aproveitei-as para o risotto. Deu-lhe um toque especial, diferente e muito bom, mas náo será requisito obrigatório, nem a quantidade usada.

 

Ora bem, o início é sempre o mesmo (ainda ontem o Jamie Oliver dizia algo semelhante): num tacho largo levei a refogar ligeiramente uma cebola picada, com alho picado e azeite (creio que pus uma pequena noz de vaqueiro já que torna o refogado mais aveludado). Quando a cebola começou a estalar juntei o bacon em cubinhos e dexei dourar. Acrescentei cogumelos frescos laminados, envolvi, refresquei com um pouco de vinho branco, abafei e deixei em lume brando cerca de 5 minutos. Juntei então o risotto, quase o triplo da medida de risotto de água já quente (para ficar bem malandrinho tem de se aumentar a quantidade de água usada), mexi e juntei as salsichas cortadas às rodelas. Deixei o risotto cozer, quando estava quase cozido (mas não totalmente), envolvi então as seis gemas de ovos e fui mexendo para que se envolvessem bem no risotto sem criar fiapos. No fim polvilhei com salsa picada...

 

Fiz este risotto para o J*, pois usei ingredientes que ainda não me foram liberados na minha dieta, ainda assim não resisti a provar uma garfada e foi difícil não comer mais.